Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A proposta da revista está centrada na publicação de trabalhos científicos relacionados a pesquisas e contribuições acadêmicas no campo da produção historiográfica. Suas edições são compostas pelas seções de artigos livres, dossiês temáticos, resenhas de obras contemporâneas, resenhas de obras especiais, e seções especiais, quando houver (Entrevista, Mesa redonda, Comentários, Traduções). Todo processo de articulação da revista será elaborado pela Comissão Editorial e Executiva.

 

Políticas de Seção

Vozes, Pretérito & Devir

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Apresentação

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Temático

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Seção Especial

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Monografias: resumos expandidos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Chamada de Artigos

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos encaminhados à revista para serem publicados passarão por um crivo avaliativo organizado junto aos colaboradores responsáveis pela estruturação de cada edição. Os artigos propostos serão submetidos à análise de pareceristas, estudiosos que tenham certa experiência de pesquisa relacionada à abordagem dos trabalhos a serem avaliados. Seguindo o sistema de configuração em que a revista foi desenvolvida, os trabalhos devem ser enviados sem qualquer identificação de seus autores, pois esses terão suas identificações vinculadas aos seus trabalhos através do sistema cadastramento – que é obrigatório. Consequentemente, exemplares dos artigos propostos para a avaliação serão encaminhados aos especialistas, que poderão ser dois ou mais – dependendo da necessidade, sem a identificação dos autores, visando assim estabelecer o máximo de lisura e isenção no processo avaliativo. Após a avaliação, o parecer dos especialistas a respeito de cada proposta de publicação será emitido junto à Comissão Editorial, a qual, consequentemente, será responsável pela seleção dos artigos que deverão ser publicados. A Comissão Editorial, por sua vez, irá contatar os autores dos artigos sobre resultado de suas propostas, se aprovadas ou reprovadas, e, se houver, comunicar as recomendações feitas aos trabalhos para melhorias.

 

Periodicidade

A revista tem periodicidade semestral. Suas chamadas serão abertas a pesquisadores das mais distintas áreas das ciências humanas, independente de suas titulações e localidades, pois irá se levar em conta a relevância da publicação para o conhecimento histórico.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Proposta Geral

Idealizada com uma periodicidade semestral, “Vozes, Pretérito & Devir” - revista eletrônica de história filiada à Universidade Estadual do Piauí - alimenta a pretensão de se evidenciar enquanto uma ferramenta de divulgação das pesquisas vinculadas à abordagem histórica. Propõe-se fazer deste, um espaço de diálogo intelectual relacionado aos estudos acadêmicos imanentes no campo historiográfico. Através deste periódico, almejamos dar feitura a um veículo interativo que venha oportunizar a possibilidade de divulgação e aferir visibilidade às produções intelectuais e suas implicações com a realidade social. A revista se encontra aberta à recepção de artigos livres e temáticos,  traduções, divulgação de fontes, resenhas e resumos expandidos. Para os estudiosos interessados, confiram os prazos da chamada de artigos e as normas de publicação.

 

Normas de Publicação


1. Deve-se primeiramente ter ciência das condições estabelecidas pela revista, as quais se encontram descritas no item Diretrizes dos Autores. As propostas a serem publicadas devem ser encaminhadas para o email: vpduespi@gmail.com

- Os trabalhos propostos para publicação devem atender ás seguintes normas:

2. Artigos (Dossiês e Seção de artigos livres),

- De 15 a 20 páginas;

- Os títulos dos artigos devem estar em fonte normal, negrito, tamanho 16, espaçamento simples e centralizado,

- Quando houver subtítulo o mesmo deve estar em fonte 12 e sem negrito;

- O nome do autor deve constar à direita abaixo do título do artigo [UM ENTER de distanciamento], em itálico e fonte 12;

- Sugere-se que o autor coloque em nota informações básicas sobre sua trajetória e formação intelectual. Assim como seu email para eventuais contatos;

- No início dos artigos, logo após o título e nome do autor [UM ENTER de distanciamento], devem constar: resumo em português e outro idioma, sendo que a língua a ser traduzida fica a critério do autor. Tanto o resumo em português quanto o traduzido devem estar em espaçamento simples;

- Os resumos dos artigos devem ter entre 10 a 15 linhas, sendo acompanhado por 5 palavras-chave;

- As palavras-chave também devem ser traduzidas para o mesmo idioma escolhido pelo autor;

- Do mesmo modo o título do artigo também deve ser traduzido para o mesmo idioma escolhido pelo autor e consequentemente deve ser postado abaixo do resumo e palavras-chave traduzidos, estando formatado em fonte normal, negrito, tamanho 12, espaçamento simples e centralizado.

- Todos os artigos propostos devem se evidenciar enquanto produções inéditas. Caso seja alguma versão de um trabalho publicado, o mesmo deve ter alguma nota contendo informações adicionais que faça tal menção.

4. Seção Especial

- A publicação de artigos, entrevistas, traduções, documentos inéditos, fontes primárias e outras produções ficam a critério da Comissão Editorial Executiva, que levará em conta a relevância do trabalho proposto para publicação,

- É imprescindível a autorização da publicação de traduções, fontes inéditas e entrevista por escrito, sob a responsabilidade do proponente e seu proprietário de origem;

3. Resenhas

- Os títulos devem estar em fonte normal, negrito, tamanho 16, espaçamento simples e centralizado,

- Quando houver subtítulo o mesmo deve estar em fonte 12 e sem negrito;

- O nome do autor deve constar à direita abaixo do título do artigo [UM ENTER de distanciamento], em itálico e fonte 12;

- Sugere-se que o autor coloque em nota informações básicas sobre sua trajetória e formação intelectual. Assim como seu email para eventuais contatos;

- As resenhas de livros ou de obras audiovisuais devem ter entre 4 e 6 páginas;

- As obras resenhadas devem ser de publicação recente tendo ao máximo 3 anos de publicação, se forem nacionais, e 4 anos de publicação, se forem internacionais;

5. Monografias: resumos expandidos

- Os títulos devem estar em fonte normal, negrito, tamanho 16, espaçamento simples e centralizado,

- Quando houver subtítulo o mesmo deve estar em fonte 12 e sem negrito;

- O nome do autor deve constar à direita abaixo do título do artigo [UM ENTER de distanciamento], em itálico e fonte 12;

- Sugere-se que o autor coloque em nota informações básicas sobre sua trajetória e formação intelectual. Assim como seu email para eventuais contatos;

- Os resumos devem ter entre 5 e 7 páginas;

- Nas referências dos resumos expandidos devem-se constar as principais obras e fontes utilizadas na pesquisa;

- Só serão aceitos resumos de monografias com o máximo de 6 meses de defesa e aprovação;

- Junto com o resumo expandido deve ser enviada uma cópia digitalizada da ata de aprovação da monografia atestando a data de defesa ou a declaração do coordenador do curso afirmando atestando a periodicidade da mesma;

6. Segue abaixo os critérios comuns a TODAS as produções textuais. A formatação de todos os textos deverá respeitar as seguintes normas, fundamentadas nas diretrizes da ABNT:

- TODAS a proposta para publicação devem ser enviados em editores de texto, como Microsoft Word, OpenOffice ou equivalentes.

- Não aceitaremos artigos em formato PDF;

- Todos os textos devem ser ter o espaçamento de 1,5 e devem ser escritos em fonte Times New Roman 12;

- As citações diretas, no texto, de até três linhas, devem estar entre aspas. ATENÇÂO, não é necessário colocá-las em itálico, somente entre aspas;

- As citações diretas, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com fonte 11, sem as aspas, negrito ou itálico;

- Margens: superior 3,0 cm, inferior 2,0 cm, esquerda 3,0 cm, direita 2,0 cm, folha A4;

- A referência para os autores deverão seguir o sistema autor-data nas seguintes situações:

*Citações diretas: (AUTOR, ano, pág.XX);

*Citações indiretas: (AUTOR, ano);

- As notas devem constar no rodapé de cada página. As mesmas deverão ser breves e de natureza explicativa;

- As fontes e referências deverão ser discriminadas ao fim do texto;

As referências deverão respeitar as normas de citação, nas seguintes condições:

*Livro:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título da obra em negrito: subtítulo. Número da edição. Local de publicação: Editora, ano de publicação.

*Capítulo de livro:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME DO ORGANIZADOR DO LIVRO, nome. Título da obra em negrito: subtítulo. Número da edição. Local de publicação: Editora, ano de publicação. Página inicial-página final do capítulo.

*Artigo de periódico:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do artigo. Título do periódico em negrito, local de publicação, volume, número, página inicial-página final, mês e ano.

*Teses e dissertações:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título da obra em negrito: subtítulo. Local, ano da apresentação. Tese ou Dissertação (Grau e Área de Concentração) – Programa e instituição.

*Trabalhos apresentados em eventos científicos:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do trabalho. In: Nome do evento em negrito, número da edição do evento, cidade onde se realizou o evento. Anais (ou Proceedings... ou Resumos). Local de publicação: Editora, ano de publicação. Página inicial-página final do trabalho.

*Internet

Endereçoeletrônico. Acessado em: data de acesso.

 7. Os trabalhos que não seguirem esses critérios serão sumariamente devolvidos aos seus autores sem qualquer possibilidade de avaliação até que sejam reestruturados com conteúdos normativos descritos acima.

 8. Para tirar dúvidas sobre as normas de publicação ou mesmo formatação, deve-se entrar em contato pelo email: vpduespi@gmail.com

 Comissão Editorial