Estudo sobre o bem-estar/mal-estar docente na perspectiva dos professores de História da educação básica

Gabriela Alves Monteiro

Resumo


Este estudo visou identificar os fatores que mais influenciam a incidência do bem-estar e do mal-estar docente, partindo da perspectiva dos professores de História da educação básica. Além disso, buscou indicar os níveis de bem-estar no trabalho apresentados pelos professores. Para tanto, foi utilizada a Escala de Bem-Estar no Trabalho (EBET), proposta por Paschoal e Tamayo (2008). O questionário foi aplicado junto a 21 professores de História que lecionam em escolas das redes pública e privada. Como técnica de análise de dados foi utilizada a estatística descritiva e a análise de conteúdo. A pesquisa concluiu que 52% dos professores apresentam características de bem-estar e 48% não. Concluiu também que mal-estar docente se apresenta de maneira distinta entre os professores das escolas públicas e os das privadas, e que a sua incidência tem influenciado negativamente a prática educativa e o processo ensino-aprendizagem.


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