O fator tempo na organização e desenvolvimento do trabalho docente

Libania Nacif Xavier, Bruno Cardoso de Menezes Bahia, Amanda Moreira da Silva

Resumo


A comunicação propõe a reflexão em torno dos limites que, historicamente, tem se colocado à atuação dos professores no exercício de suas funções profissionais, em particular aqueles ligados ao fator tempo no desenvolvimento de seu trabalho, bem como na constituição de suas identidades profissionais. O texto está estruturado em três partes: a primeira considera os aspectos teóricos que envolvem o estudo do fator tempo na história da educação, tendo como base autores como Thompson (2011) e Elias (1998); a segunda analisa os problemas ligados à organização do tempo de aula dos professores de filosofia a partir da promulgação da  LDBEN nº 9.394/1996 onde identificamos omissões que reforçam equívocos sobre a função e finalidade da disciplina neste nível de ensino. A terceira parte analisa os aspectos ligados à expropriação do tempo de trabalho dos professores na rede pública estadual de ensino do Rio de Janeiro. Considera-se que, a partir destes suportes teóricos e dos resultados das pesquisas desenvolvidas, pode-se apresentar uma conclusão, ainda que parcial, acerca da organização, da fragmentação, dos valores e dos usos do tempo na vida e no trabalho dos professores.

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