O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (tdics) como ferramentas auxiliares para o ensino de história: propostas, ideias e questionamentos

Marcelo Marcos de Araújo

Resumo


O presente artigo discute sobre o uso das TDICs no ensino de história e de como as mesmas podem auxiliar professores e alunos na aprendizagem em história. No caso professores na forma de como são apresentadas de maneira didática os conteúdos de história, e de como os alunos irão aprender história com o uso das tecnologias. Serão apresentados no trabalho contribuições de diferentes autores: Chartier e Santaella que discutem sobre as mudanças dos formatos dos veículos de comunicação, informação e conhecimento e das formas de leituras e os tipos de leitores. Demo e Moran evidencia a importância do uso das TDICs no ensino e traz algumas propostas que podem ser utilizadas por professores. Para o ensino de história autores como Matta que traz os mapas de cognição a partir da pesquisa feita por alunos referente à História, Lopes por utilizar o whatssap como ferramenta de aprendizagem em história e Araújo colocando em pauta a importância da pesquisa feita pelos alunos no mecanismo de busca Google. Enfim, trata-se de um estudo exploratório sobre metodologias para o processo de ensino e aprendizagem em História com o uso das TDICs, trazendo algumas informações necessárias para professores que desejam incrementar em suas praticas escolares.      


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


****************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************

* A revista encontra-se ABERTA EM FLUXO CONTINUO a recepção de artigos livres relacionados ao campo da história e areas afins

 

Email para envio de propostas:

vpduespi@gmail.com

 Normas de Publicação


Dúvidas Frequentes

1. Qual a titulação mínima para submissão de artigos? – Mestrado completo

2. Graduandos e especialistas não podem participar? – Sim, podem participar com o envio de resenhas e resumos expandidos de monografias, sendo que estas ultimas devem ter ao máximo 06 meses de defesa.

3. Qual o limite de autores por artigo? – Dois

4. Com que frequência um mesmo autor poderá publicar na revista? – De dois em dois anos (quatro semestres após a publicação do artigo anterior)

5. Quantos artigos posso enviar para ser apreciado e publicado numa edição da revista? - Não limitamos a quantidade de artigos encaminhados para revista  por qualquer autor, porém apenas um artigo será publicado.

6. O sistema de avaliação é às “cegas”?  - Sim, enviamos uma versão do artigo original editada, sem o nome do autor, e este avaliará de acordo com os critérios propostos na ficha de avaliação

7. Para onde devo encaminhar minha proposta textual para que ela seja avaliada? – vpduespi@gmail.com

8. A seção de artigos funciona em fluxo continuo? - Sim

9. Qual a quantidade mínima de páginas para um artigo ser apreciado e publicado? - Quinze páginas

10. Qual a quantidade máxima de páginas para um artigo ser apreciado e publicado? - Vinte páginas

 

Indexadores: