Gênese histórica da educação social: da relação com a pobreza

Maria Escolástica de Moura Santos

Resumo


Este trabalho tem como objetivo analisar a gênese histórica da Educação Social, buscando compreender sua área de atuação, os objetivos propostos e suas especificidades teórico-práticas. Para tanto, analisamos os postulados dos principais precursores da Pedagogia Social. Dos teóricos apresentados como os mais importantes para a construção teórica da área, destacamos Pestalozzi, Nohl e Ruiz Amado. Considerando suas especificidades, o que se percebe é certa sintonia entre suas proposições: a primeira é que os três se propõem a intervir nas situações de pobreza por meio da educação; a segunda é que não demonstram interesse em alterar a estrutura social, uma vez que buscam as respostas para os problemas sociais no âmbito do indivíduo. Partindo dessas considerações, esta discussão se faz necessária para compreendermos os aspectos que se entrelaçam na construção história da área da Educação Social. O que mais nos interessa destacar é sua relação com a pobreza, bem como as saídas que esta área de atuação social propõe e, principalmente, como se põe diante do mundo e se distancia do ideal de formação humana.

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