Possibilidades para uma história da educação pelos arquivos da em Mons. José Augusto da Silva – Camocim-Ce (1976-2020)

Anandrey Cunha

Resumo


O presente trabalho pretende problematizar os arquivos escolares como fonte de estudos acerca da História da Educação, com base nas diversas séries documentais que o mesmo guarda de modo geral, afirmando a possibilidade de uma imersão em um mundo repleto de informações capazes de retratar, dentre outras coisas, como se desenrolaram as relações educacionais em escala administrativa e os seus desdobramentos entre professores, alunos e sociedade. Certo disso, entender o Arquivo Escolar como detentor de um patrimônio documental relevante, filho de uma necessidade administrativa (BELLOTTO, 2010) e não histórica, e reconhecer os documentos em questão enquanto produtos de relações complexas que existiram e existem nos grupos que os produziram, considerando dilemas teóricos, metodológicos e epistemológicos acerca de sua utilização para a pesquisa acadêmica se tornam centrais nesta produção com fins ao lançamento de novos olhares sobre este espaço por uma história da educação em escala local.

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