As novas abordagens teórico-metodológicas no estudo do Brasil colonial: a distância entre o debate acadêmico e o livro didático

Karla Maria da Silva, Lupércio Antônio Pereira

Resumo


Este artigo analisa como o Brasil colonial é apresentado em livros didáticos de circulação nacional e o grau de atualização desse material em relação aos avanços da pesquisa acadêmica. Novos estudos publicados a partir da década de 1990 têm questionado o binômio colônia/metrópole e apontado a relação entre Brasil e Portugal de forma mais complexa que os estudos mais influentes das décadas de 1940/1980. Partindo de conceitos como Antigo Regime, império marítimo português e do enfoque na dinâmica interna da América portuguesa, essa nova historiografia problematizou o próprio conceito de “Antigo Sistema Colonial” e criticou a ênfase deste modelo explicativo na produção voltada para fora, considerando-o insuficiente para entender a complexidade da sociedade colonial. Entretanto, observa-se que o modelo teórico-metodológico aplicado ao tema em questão ainda não apresenta uma renovação significativa nos livros didáticos e continua vinculado às abordagens clássicas, o que evidencia uma defasagem e um descompasso entre o saber acadêmico e o saber escolar. A metodologia utilizada consistiu em identificar e analisar as contribuições dessa nova corrente historiográfica para, em seguida, analisar um grupo representativo de livros didáticos e rastrear a presença ou não desses novos aportes historiográficos.

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