Educação e Movimento Negro: a experiência da Frente Negra Brasileira

Juliana Alves de Sousa, Cláudio Rodrigues de Melo

Resumo


 Este artigo tem por objetivo analisar a trajetória da Frente Negra Brasileira e sua relação com a educação na primeira metade do século XX. A pesquisa aborda a trajetória do Movimento, em sua luta pela educação antidiscriminatória. O recorte temporal dessa pesquisa compreende o período entre 1931 a 1937. Para tanto, levanta-se questões fundamentais acerca da própria definição temporal do Movimento Negro, e o seu posicionamento sobre a educação, apresentando a criação de entidades que foram fundamentais para o incentivo aos estudos e para a escolarização da população negra, por exemplo, a Frente Negra Brasileira - FNB. A metodologia empregada para a construção desse artigo foi à análise do periódico oficial "A Voz da Raça". Em 1888, a Lei Áurea que aboliu a escravidão não veio acompanhada de políticas de inclusão, sendo um direito fundamental definido constitucionalmente. O Estado legitimou decretos que impediam a população negra de frequentar a escola. Afinal a educação escolar hoje é fundamental para o exercício da cidadania, e tal princípio é indispensável para a participação de todos nos espaços sociais, políticos e no mundo profissional.


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