Religiosidade e educação na perspectiva das Ciências Sociais

José da Cruz Bispo de Miranda, Carlos Daniel da Silva Santos

Resumo


O objetivo do artigo é analisar os fundamentos antropológicos e sociológicos do pensamento religioso contemporâneo a partir de produções acadêmicas do século XX e XXI com o intuito de melhor compreender os movimentos religioso, mágico, místico e as intervenções educacionais em nosso tempo. A ciência e a modernidade confrontam os avanços da religiosidade e de seus derivados: a espiritualidade e a magia, contudo não têm tido instrumentos suficientes para diminuir a importância desses elementos que alimentam as estruturas humanas e apresentam respostas para a angústia da contemporaneidade. Os estudos foram realizados por pesquisa bibliográfica, especialmente com foco na leitura de Émile Durkheim, Max Weber e pensamentos da teoria marxista com obras relativas à religiosidade. O trabalho conclui que o fenômeno é algo característico das pessoas e produz satisfação na angústia e na insegurança e, o processo educacional tem sido um instrumento aliado à expansão da ciência, como também desse fenômeno.

 

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