Corpo negro e cinema: A importância da representação na construção da identidade da mulher negra

Janaina de Jesus Santos, Valdineide Jesus de Oliveira

Resumo


Neste estudo, pretendemos compreender discursivamente a constituição da identidade dos sujeitos negros, no curta-metragem Ana (Direção de Vitória dos Santos, 2017, 16'38"). Para isso, propomos discutir o corpo negro feminino como lugar de resistência aos estereótipos e afirmação identitária; depois, analisar a produção de sentidos sobre as mulheres negras em planos cinematográficos dessa produção. A partir de referenciais dos estudos discursivos foucaultianos e dos estudos culturais e decoloniais, visamos fazer a inter-relação entre identidade, gênero e corpo negro na atualidade. Seguindo a metodologia dos estudos arquegenealógicos, adotamos a abordagem qualitativa de pesquisa e os procedimentos bibliográfico-documentais nos recortes dos filmes. Assim, são colocadas em funcionamento como operadores teórico-metodológicos as noções de identidade de Stuart Hall (1997; 2003); gênero a partir de Akotirene (2018), Joan Scott (1989) e hooks (2017); e, por fim, raça na perspectiva de Almeida (2019), Gomes (1999; 2002; 2003) e Munanga (2015).  


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