Lindas, bonitas, gentis e graciosas nos divertimentos, práticas corporais e esportivas (Uberlândia e Uberaba – MG, 1918-1943)

Igor Maciel da Silva

Resumo


Apresentamos neste artigo, ‘resultados finais’ de uma investigação sobre a presença das mulheres nos divertimentos, práticas corporais e esportivas nas cidades mineiras Uberlândia e Uberaba, entre os anos de 1918 a 1943. A metodologia empregada foi a análise da imprensa escrita dessas cidades, tendo como fontes os jornais A Tribuna (Uberlândia) e Lavoura e Commercio (Uberaba). O arquivo consultado foi o da Hemeroteca da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, localizado em Belo Horizonte-MG. O recorte temporal se justifica por existirem na Hemeroteca exemplares desses jornais referentes a esses anos. Como considerações percebemos que as mulheres estiveram e desempenharam práticas análogas de divertimentos, corporais e esportivas nessas cidades, como por exemplo, a presença nas assistências de turfe, futebol e cinemas, em pic-nics e nas práticas das modalidades esportivas cestobol e voleibol. Contudo, Uberlândia se destacou pela presença de mulheres na prática esportiva natação.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


****************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************

Próximo dossiê (Chamada aberta)

Estado, sociedade, culturas políticas e economia no longo século XIX

Data limite para o envio das propostas: PRAZO AMPLIADO para 08 de outubro de 2021


Email para envio de propostas:

vpduespi@gmail.com

 Normas de Publicação


Dúvidas Frequentes

1. Qual a titulação mínima para submissão de artigos? – Mestrado completo

2. Graduandos e especialistas não podem participar? – Sim, podem participar com o envio de resenhas e resumos expandidos de monografias, sendo que estas ultimas devem ter ao máximo 06 meses de defesa.

3. Qual o limite de autores por artigo? – Dois

4. Com que frequência um mesmo autor poderá publicar na revista? – De dois em dois anos (quatro semestres após a publicação do artigo anterior)

5. Quantos artigos posso enviar para ser apreciado e publicado numa edição da revista? - Não limitamos a quantidade de artigos encaminhados para revista  por qualquer autor, porém apenas um artigo será publicado.

6. O sistema de avaliação é às “cegas”?  - Sim, enviamos uma versão do artigo original editada, sem o nome do autor, e este avaliará de acordo com os critérios propostos na ficha de avaliação

7. Para onde devo encaminhar minha proposta textual para que ela seja avaliada? – vpduespi@gmail.com

8. A seção de artigos funciona em fluxo continuo? - Sim

9. Qual a quantidade mínima de páginas para um artigo ser apreciado e publicado? - Quinze páginas

10. Qual a quantidade máxima de páginas para um artigo ser apreciado e publicado? - Vinte páginas

 

Indexadores: