(Re)configurações das imagens do sertão no cinema brasileiro

José Luís de Oliveira e Silva

Resumo


O artigo é parte do escopo de pesquisas desenvolvidas desde 2005 e que tem como mote pensar a construção imagética do sertão no cinema brasileiro. Extrapolando o objeto inicial, proponho uma reflexão mais ampla sobre a relação entre o fazer historiográfico e os usos de narrativas ficcionais, não para hierarquizar ou opor uma à outra, mas como forma de perceber os modos como a ficção extrapola os aspectos da temporalidade vivida, habilitando-se a materializar, de forma imaginativa, os possíveis não realizados da história. Esse entendimento acerca da relação do fazer historiográfico e a narrativa cinematográfica são fundamentais para se compreender a proposta deste artigo, qual seja, entender como historicamente a cultura brasileira, ancorada nas expectativas de cada época, (re)configurou as imagens do sertão no cinema nacional.

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v. 11, n. 1 (7): Sociedade, Cultura ,Trabalho: Diálogos sobre fronteiras no Mundo Rural (PARTE - I)

 

 



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