Memória e vida escolar de Paschoal Lemme: da cartilha à Escola Visconde De Cairu (1911-1917)

José de Arimatéa Freitas Aguiar Júnior

Resumo


Este artigo tem como objetivo principal investigar de que forma se constituiu o ensino em escolas primárias no Brasil Republicano no início do século XX, a partir dos estudos autobiográficos de Paschoal Lemme registrados em seu livro “Memórias 1: Infância, Adolescência, Mocidade”. Ao longo da pesquisa, os questionamentos giraram em torno da escolarização primária no Brasil, do cotidiano escolar, das práticas de reprimendas no universo da educação, da influência e dos comportamentos de professores perante os desafios do ensino. Utilizou-se uma documentação ampla que contemplou estudos de memória, da história e da História da Educação. A partir das reminiscências de Paschoal Lemme, podemos visualizar as práticas adotadas no ensino primário no Brasil, entre elas a memorização e os castigos. No entanto, foi dado espaço para outras vivências que possibilitaram um convívio mais prazeroso no ensino e que influenciou a vida de Paschoal Lemme.


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