Entre pudores e desbundes: Teresina e os impactos da pós-modernidade na década de 1970

Fábio Leonardo Castelo Branco Brito, Edwar de Alencar Castelo Branco

Resumo


Este artigo constitui uma leitura histórica dos primeiros anos da década de 1970, vistos, principalmente, a partir de periódicos de circulação regional no Piauí, delimitando como objetivo central lançar um olhar a respeito das transformações subjetivas ocorridas na cidade de Teresina. Tendo em vista o impulso modernizador sofrido pela cidade durante o Governo Militar, pretendemos aqui extravasar a perspectiva de análise comumente adotada pelos historiadores que estudam o período, e discutir de maneira pormenorizada questões relativas às mudanças no comportamento de uma parcela da juventude da cidade – expressa nos novos usos do corpo e da sexualidade, e a consequente ressignificação das identidades de gênero, bem como em novas maneiras de consumir bens artístico-culturais – filmes de cinema, produções musicais, etc. Nesse sentido, emergem uma série de discursos díspares que confrontam os valores arraigados de uma cidade que, embora capital do Estado, guarda uma forte marca de provincianismo, com as enunciações de uma geração disposta a confrontar as normas sociais estabelecidas – dentre as quais ganha destaque a presença de hippies em Teresina. Dessa maneira, o texto procura apontar tais elementos como constituintes das condições históricas para a emergência da pós-modernidade piauiense, ocorrida tardiamente nos anos 1970.

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