A expansão do Ensino Secundário no Piauí: Uma escola propedêutica ou para o trabalho?

Romildo de Castro Araújo

Resumo


Este artigo busca analisar a expansão do ensino secundário na rede pública estadual de educação do Piauí, entre as décadas de 1940 e 1960, destacando o crescimento do acesso e as propostas de reformas que influenciaram na definição da função educativa deste nível de ensino. A argumentação também destaca o processo de modernização e os embates entre as propostas conflitantes no tocante ao caráter desse ensino na sociedade piauiense. Como se deu essa expansão no contexto do dilema entre educação propedêutica ao ensino superior ou para o trabalho? A metodologia utilizada foi a pesquisa documental, incluindo textos de opinião publicados em jornais locais, os relatórios e as mensagens anuais dos governos estaduais. Identificamos, na memória, a dinâmica da expansão e o posicionamento dos agentes públicos, articuladores da imprensa e de educadores, pela manutenção ou pela mudança no caráter do ensino secundário com vistas ao seu ajustamento ao quadro de transformações da sociedade piauiense. A pauta do desenvolvimento econômico e social predominou no debate educacional, sendo esta a justificativa maior encontrada para a expansão e a defesa da escola secundária de massas e profissionalizante.

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