Análise do livro didático de história: Apropriações, práticas e representações pelos discentes de Escola Estadual Didácio Silva

Francisco de Assis de Sousa Nascimento, Pedro Thiago Costa Melo

Resumo


O presente texto trata-se de um estudo de caso que tem como objeto de estudo a escola estadual de tempo integral Didácio Silva, da cidade de Teresina, estado do Piauí, especificamente, de discentes do primeiro ano do ensino médio. Em seu escopo, apresentamos, brevemente, o livro didático de História como instrumento de transmissão/mediação/facilitador da construção do conhecimento histórico a partir de estudiosos do tema e por fim analisou as apropriações, práticas e representações dos discentes no que se refere ao livro didático de História. Metodologicamente, adotou-se o questionário eletrônico Formulário Google para uma amostra que contou com a participação de um total de 83 discentes. Os dados foram tratados e organizados a partir dos pressupostos teóricos de Chartier (2002) e a análise de conteúdo de Bardin (1997). Os resultados revelaram que os discentes têm as seguintes apropriações, práticas e representações do livro didático de História: não encontram relação em sua vida, com sua realidade. Contudo, acham o mesmo suficiente para sua aprendizagem, de simples entendimento e que não foca demais em datas.

 


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