Extensão universitária, formação de professores e ensino de História no Brasil: abordagens, legislação e desafios

Edson Holanda Lima Barboza, Silviana Fernandes Mariz

Resumo


O presente artigo aborda o processo de curricularização das atividades de extensão no Ensino Superior Brasileiro. Embora sendo, constitucionalmente, um dos três pilares que deve compor os processos educativos nas universidades, a Extensão Universitária, desde a década de 1930, foi pensada em termos, meramente, assistencialistas, filantrópicos ou como componente secundário e opcional, no currículo dos cursos de graduação, sem vinculação ao ensino e à pesquisa. As ações extensionistas também receberam pouca atenção de pesquisadores das áreas de História da Educação ou do Ensino de História. Em contraponto, são analisadas abordagens e trajetórias das atividades de extensão, as legislações a partir da Constituição de 1988 que buscam sua institucionalização curricular, a produção acadêmica sobre o tema e os desafios para sua efetivação, com foco, especialmente, nos cursos de formação de professores (licenciaturas), a partir do curso de História como referência.

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