A escrita da História escolar no século XIX e o papel do IHGB no ideário de construção da identidade nacional

Gizeli da Conceição Lima, José Petrúcio de Farias Junior

Resumo


O trabalho a seguir faz parte de nossa investigação, ainda em curso, no Programa de Pós-graduação em História do Brasil – PPGHB/UFPI. Objetivamos compreender o impacto da historiografia brasileira oitocentista sobre as narrativas históricas escolares no século XIX, momento em que se buscava construir um projeto de nação que atendesse às necessidades políticas de sua época. Refletiremos sobre o papel do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) nesse processo com a finalidade de analisar a escrita da história antiga nos compêndios de Justiniano Jose da Rocha (1860), Pedro Parley (1869) e Victor Duruy (1865) - nossas fontes de pesquisa, uma vez que estes compêndios se fizeram presentes no ensino secundário brasileiro ao longo do Segundo Reinado no Império do Brasil. Esse estudo se justifica pela necessidade de compreendermos a produção das narrativas históricas escolares em conexão com a produção historiográfica oitocentista, sobretudo no tocante à construção do ideário de nação, sem desconsiderar a influência da historiografia europeia, sobretudo francesa.

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