Ordenar o local para compor o todo: A instrução primária enquanto parte do projeto de nacionalização e disciplinarização da sociedade oitocentista, Bahia séc. XIX
Resumo
Este artigo analisa o projeto de civilidade e disciplinarização da sociedade baiana oitocentista, através da Instrução Pública Primária, propagado no seio da Diretoria Geral de Instrução Pública da Bahia. Centrado nas ideias pedagógicas de Casemiro Madureira e Abílio César Borges na década de 1850, enfoca como as classes dirigentes definiam o sentido educativo da instrução para as classes populares. A elas deveria ser ofertada uma instrução elementar (ler, escrever e contar), por meio da qual se estabelecia uma educação (moralidade e disciplinarização). Através dos professores primários, enquanto agentes locais para propagação dessa perspectiva educativa, buscavam uma coesão nacional na formação do povo e no desenvolvimento do sentimento e da ordem nacional. Sendo a instrução primária direcionada às classes populares livres – pretos, pardos e brancos pobres, o seu projeto, portanto, não visava a formação de uma classe pensante e politicamente participativa, mas progressivamente dócil, obediente aos preceitos e instituições imperiais, habituada a uma cidadania parcial e não plena.
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