Relações entre a utilidade do conhecimento histórico e posicionamento de jovens estudantes brasileiros acerca dos governos militares: uma análise quantitativa, a partir dos dados do “Projeto Residente”

Rubia Caroline Janz

Resumo


O presente artigo traz algumas reflexões sobre qual o grau de utilidade da disciplina de História que jovens brasileiros atribuem à compreensão do presente e à sua vida prática e como essa concepção se relaciona com a representações que eles associam aos governos militares que vigoraram no Brasil entre 1964 e 1985. Essa análise foi construída a partir dos dados obtidos pelo “Projeto Residente: observatório das relações entre jovens, política e História na América Latina”, com  questionários de múltipla escolha construídos majoritariamente com base na escala Likert aplicados a 3923 jovens brasileiros entre 14 e 16 anos, em coleta realizada entre maio e agosto de 2019. A tabulação de dados, bem como a construção de gráficos e tabelas se fez por meio do software SPSS. A maioria dos jovens atribuiu um caráter utilitário e exemplar do conhecimento do passado e da História  para a compreensão do presente, tanto em nível coletivo, quanto da sua própria vivência particular. Esse grupo também relacionou mais a ditadura militar a representações negativas, como à tortura e assassinato de opositores bem como a não levar em conta a opinião do povo para governar. Em contrapartida, os estudantes que consideram que a História é apenas uma matéria da escola e nada mais ou algo que já morreu e nada tem a ver com a sua vida, foram também os que mais associaram representações positivas à ditadura militar, percebendo-a como um período sem corrupção, por exemplo.

 

 

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


****************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************

* A revista encontra-se ABERTA EM FLUXO CONTINUO a recepção de artigos livres relacionados ao campo da história e areas afins

 

Email para envio de propostas:

vpduespi@gmail.com

 Normas de Publicação


Dúvidas Frequentes

1. Qual a titulação mínima para submissão de artigos? – Mestrado completo

2. Graduandos e especialistas não podem participar? – Sim, podem participar com o envio de resenhas e resumos expandidos de monografias, sendo que estas ultimas devem ter ao máximo 06 meses de defesa.

3. Qual o limite de autores por artigo? – Dois

4. Com que frequência um mesmo autor poderá publicar na revista? – De dois em dois anos (quatro semestres após a publicação do artigo anterior)

5. Quantos artigos posso enviar para ser apreciado e publicado numa edição da revista? - Não limitamos a quantidade de artigos encaminhados para revista  por qualquer autor, porém apenas um artigo será publicado.

6. O sistema de avaliação é às “cegas”?  - Sim, enviamos uma versão do artigo original editada, sem o nome do autor, e este avaliará de acordo com os critérios propostos na ficha de avaliação

7. Para onde devo encaminhar minha proposta textual para que ela seja avaliada? – vpduespi@gmail.com

8. A seção de artigos funciona em fluxo continuo? - Sim

9. Qual a quantidade mínima de páginas para um artigo ser apreciado e publicado? - Quinze páginas

10. Qual a quantidade máxima de páginas para um artigo ser apreciado e publicado? - Vinte páginas

 

Indexadores: