Alemães ou nazistas? A construção do inimigo alemão na propaganda de guerra americana veiculada na imprensa durante a Segunda Guerra Mundial.

Wilson de Oliveira Neto

Resumo


Entre 1942 e 1945, o Brasil participou da Segunda Guerra Mundial ao lado dos Aliados. Em consequência, a imprensa brasileira foi abastecida com uma grande quantidade de propaganda de guerra americana, com destaque para as fotografias. O objetivo deste artigo é analisar a forma com a qual as forças armadas da Alemanha foram representadas nesse material fotojornalístico. Para tanto, foram examinadas as edições de jornais publicados no município catarinense de São Bento do Sul, que, entre 1943 e 1945, publicaram, em quase todas as suas edições, fotografias fornecidas pelas agências “Interamericana” e Serviço de Informações do Hemisfério ligadas ao comitê brasileiro do Escritório do Coordenador de Assuntos Interamericanos, responsável pela articulação da política de “boa vizinhança” na América Latina. Após a coleta e a contextualização das imagens publicadas, constatou-se a divulgação de representações em que as forças combatentes da Alemanha foram associadas ao Nazismo e a todo um julgamento moral decorrente dessa associação. A rotulação foi fundamentada por fotografias e legendas que procuraram desmoralizar militarmente e moralmente as forças terrestres alemãs que, em contrapartida, legitimaram a luta dos Estados Unidos e seus aliados durante o conflito.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


****************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************

* A revista encontra-se ABERTA EM FLUXO CONTINUO a recepção de artigos livres relacionados ao campo da história e areas afins

 

Email para envio de propostas:

vpduespi@gmail.com

 Normas de Publicação


Dúvidas Frequentes

1. Qual a titulação mínima para submissão de artigos? – Mestrado completo

2. Graduandos e especialistas não podem participar? – Sim, podem participar com o envio de resenhas e resumos expandidos de monografias, sendo que estas ultimas devem ter ao máximo 06 meses de defesa.

3. Qual o limite de autores por artigo? – Dois

4. Com que frequência um mesmo autor poderá publicar na revista? – De dois em dois anos (quatro semestres após a publicação do artigo anterior)

5. Quantos artigos posso enviar para ser apreciado e publicado numa edição da revista? - Não limitamos a quantidade de artigos encaminhados para revista  por qualquer autor, porém apenas um artigo será publicado.

6. O sistema de avaliação é às “cegas”?  - Sim, enviamos uma versão do artigo original editada, sem o nome do autor, e este avaliará de acordo com os critérios propostos na ficha de avaliação

7. Para onde devo encaminhar minha proposta textual para que ela seja avaliada? – vpduespi@gmail.com

8. A seção de artigos funciona em fluxo continuo? - Sim

9. Qual a quantidade mínima de páginas para um artigo ser apreciado e publicado? - Quinze páginas

10. Qual a quantidade máxima de páginas para um artigo ser apreciado e publicado? - Vinte páginas

 

Indexadores: