Professor primário no Ceará provincial: formação e profissão docente

Adriana Madja dos Santos Feitosa, Diana Nara da Silva Oliveira

Resumo


Este artigo trata da formação e profissão docente na segunda metade dos anos oitocentos na província cearense e visa compreender as mudanças ocorridas na preparação do mestre-escola e suas consequências para a produção de um novo professor primário. O estudo norteou-se pela questão: quais foram as mudanças ocorridas nos formatos de preparação do professor primário cearense e seus efeitos na profissão docente? Em termos metodológicos, o escrito apoia-se na abordagem qualitativa à luz da Ciência Histórica, a partir da análise de fontes documentais disponíveis dos acervos da Biblioteca Menezes Pimentel (BMP), Instituto Histórico do Ceará (IHC) e Arquivo Público do Estado do Ceará (APEC). A interpretação dos documentos apontou dois modelos de preparação do professorado primário: o prático de ensino, centrado nas escolas, e o acadêmico, direcionado nas instituições e em conhecimentos da metodologia de ensino. Ficou evidenciada a supremacia dos exames de capacidade para o ingresso na profissão docente e o momento da substituição da preparação do modelo prático, do professor adjunto, pelo acadêmico da escola normal, que produziu um novo professor primário no final do século XIX no Ceará.

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