Paralelos entre as disciplinas de História e Filosofia: tópicos relacionados ao ensino

Jonathan Fachini da Silva

Resumo


A relação entre os campos da História e Filosofia é marcado por (des)encontros se traçarmos seus percursos epistemológicos. Entretanto, sob a ótica do ensino, o diálogo entre os dois campos disciplinares pode tornar o processo de ensino-aprendizagem enriquecedor no ensino básico. Nesse sentido, o objetivo desse estudo é tratar paralelos, questões relativas à interdisciplinaridade entre a História e a Filosofia no ensino médio. Traçamos, assim, num primeiro momento, um pequeno panorama sobre teóricos da História e da Filosofia, procurando os encontros e desencontros dessas disciplinas, ou seja, da Filosofia sobre a História e da História sobre a Filosofia. Num segundo momento, analisamos como os documentos basilares da educação brasileira entendem a interdisciplinaridade e as competências dessas disciplinas. Não se trata de uma disciplina assumir as competências ou objetivos da outra, mas sim, se tornarem cúmplices de um processo de ensino-aprendizagem interdisciplinar, o que traz enorme ganho em termos didáticos.

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