Tradições, valores, família e religiosidade: a educação nos lares menonitas nas memórias das mulheres filhas de imigrantes no Paraná (1970-1980)
Resumo
Pesquisa em desenvolvimento no Programa de Pós-graduação de Educação da UFPR, na linha de pesquisa de História e Historiografia da Educação, que tem como objeto de estudo a educação das mulheres menonitas nas décadas de 1970 e 1980 em Curitiba. Este artigo é extrato da referida pesquisa que se concentra na análise das memórias de mulheres menonitas que traduzem e transcrevem a educação recebida nos espaços domésticos, e pauta-se na História Cultural e na História Oral, a fim de investigar como os valores e as tradições dos menonitas se mantiveram ou foram alteradas nos lares, e entender a história cotidiana dessas mulheres, identificando as mudanças e permanências em práticas como a culinária, o artesanato, a educação e as disciplinas cristãs. Esse é um estudo sobre as memórias e os discursos dessas mulheres, os quais fazem parte de histórias pessoais que se misturam com as histórias e os discursos da comunidade menonita, e nos faz perceber que no transcurso das gerações e temporalidades, essas mulheres adaptaram vários aspectos das práticas culturais, contudo, não cederam com relação a sua fé e a manutenção de valores como o trabalho, a honestidade, a solidariedade e a família, o que mantém em última instância os elementos identitários da comunidade menonita.
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