Sumário
Vozes, Pretérito & Devir
Editorial | |
00-03 |
Apresentação: Tecendo Conexões - História, Educação e Tempo Presente | |
Samara Mendes Araújo Silva, Alcebíades Costa Filho, Marcus Pierre de Carvalho Baptista | 03-12 |
Dossiê Temático
A educação da mulher”: o manual de história de educação feminina de Afrânio Peixoto (1936) | |
Roberlayne de Oliveira Borges Roballo, Alexandra Padilha Bueno | 13-33 |
O legado das professoras leigas no ensino rural no Piauí 1960 – 1980 | |
Jéssika Maria Lima | 34-53 |
Professor primário no Ceará provincial: formação e profissão docente | |
Adriana Madja dos Santos Feitosa, Diana Nara da Silva Oliveira | 54-70 |
Hortênsia de Hollanda e a circularidade metodológica aplicada à educação em saúde | |
Dulce Dirclair Huf Bais | 71-87 |
As primeiras instituições escolares e a expansão urbana no Itararé | |
Cláudia Cristina da Silva Fontineles, Mariane Vieira da Silva | 88-106 |
A consolidação da pesquisa como política educacional: a atuação da Capes entre as décadas de 1960-90 | |
José Antônio Gabriel Neto, Luís Távora Furtado Ribeiro | 107-121 |
Gênese histórica da educação social: da relação com a pobreza | |
Maria Escolástica de Moura Santos | 122-138 |
Ordenar o local para compor o todo A instrução primária enquanto parte do projeto de nacionalização e disciplinarização da sociedade oitocentista, Bahia séc. XIX | |
Antonio Barbosa Lisboa | 139-160 |
Histórias da educação da infância em Esperantina/PI nos tempos da palmatória (1930-1960) | |
Roberto Kennedy Gomes Franco | 161-180 |
Das aulas régias ao ensino médio: História da constituição à consolidação do ensino secundário piauiense (século XIX ao século XXI) | |
Marcoelis Pessoa de Carvalho Moura, Maria da Glória Carvalho Moura | 181-200 |
A expansão do Ensino Secundário no Piauí: Uma escola propedêutica ou para o trabalho? | |
Romildo de Castro Araújo | 201-220 |
Possibilidades para uma história da educação pelos arquivos da em Mons. José Augusto da Silva – Camocim-Ce (1976-2020) | |
Anandrey Cunha | 221-239 |
A presença de periódicos pedagógicos nas pesquisas de História da educação matemática | |
Jonathan Machado Domingues, Janine Marques da Costa Gregorio | 240-255 |
Artigos
“Sem o Noronha não éramos nós”: a geração Antônio Noronha Filho em Teresina (1970). | |
Carlos Lopes Barbosa | 256-273 |
Memórias de um “revolucionário” em terras mineiras: A atuação militar de Delso Mendes da Fonseca na Revolução de 1930 | |
Julio Cesar Alves Pereira Nunes | 274-292 |
“No Piauí, um juiz é morto a tiros”: violência e paixão partidária no processo de redemocratização de 1945 | |
Jackson Dantas de Macêdo, Raimundo Nonato Lima dos Santos | 293-312 |
Paralelos entre as disciplinas de História e Filosofia: tópicos relacionados ao ensino | |
Jonathan Fachini da Silva | 313-329 |
As novas abordagens teórico-metodológicas no estudo do Brasil colonial: a distância entre o debate acadêmico e o livro didático | |
Karla Maria da Silva, Lupércio Antônio Pereira | 330-350 |
O papel do Movimento Negro na efetivação das ações afirmativas no Brasil (1931-2012) | |
Régis Rodrigues Elisio | 351-370 |