Sumário
Vozes, Pretérito & Devir
Editorial | |
1-2 |
Dossiê Temático
Os caminhos da história da educação no Piauí: pesquisas e textos | |
Alcebíades Costa Alcebíades Costa Filho, Marcus Pierre de Carvalho Baptista | 03-27 |
Caminhos de fé e solidariedade práticas religiosas e sociais da Congregação Filhas da Caridade do Sagrado Coração de Jesus, Brejo (MA), 1968-2007. | |
José Carvalho Lima Júnior, Washington Tourinho Júnior | 28-49 |
Notas sobre a cultura escolar do curso ginasial no Ginásio São Luiz Gonzaga, Parnaíba-PI (1939-1971) | |
Maria Dalva Fontenele Cerqueira | 50-69 |
A República Velha e a lógica do esquecimento nos compêndios escolares de História do Brasil (1889 – 1930) | |
Jefferson Evanio | 70-90 |
“O que toda a mulher deve saber”: A economia doméstica na Revista Feminina (São Paulo, 1915-1918) | |
Amanda de Lima de Almeida, Liane Maria Bertucci | 91-107 |
O arquivo da Escola Estadual Matta Machado: possibilidades para historiar a educação em Diamantina – Minas Gerais (1907-1926) | |
Luan Manoel Thomé, Paula Cristina David Guimarães | 108-126 |
Educação e Movimento Negro: a experiência da Frente Negra Brasileira | |
Juliana Alves de Sousa, Cláudio Rodrigues de Melo | 127-143 |
Artigos
Análise do livro didático de história: Apropriações, práticas e representações pelos discentes de Escola Estadual Didácio Silva | |
Francisco de Assis de Sousa Nascimento, Pedro Thiago Costa Melo | 144-158 |
Ensino de história da África e da cultura Afro-brasileira: lacunas entre leis e práticas na história da educação | |
Francisco Moreira de Albuquerque, Fabricia Pereira Teles | 159-176 |
Recorte, cole e crie: o ensino de história pela arte engajada dos fanzines | |
Heitor Matos da Silva, Fábio Leonardo Castelo Branco Brito | 177-191 |
Extensão universitária, formação de professores e ensino de História no Brasil: abordagens, legislação e desafios | |
Edson Holanda Lima Barboza, Silviana Fernandes Mariz | 192-212 |
Como identificar a memória organizadora em operação? O caso do teatro pernambucano | |
Idelmar Gomes Cavalcante Júnior | 213-234 |
A escrita da História escolar no século XIX e o papel do IHGB no ideário de construção da identidade nacional | |
Gizeli da Conceição Lima, José Petrúcio de Farias Junior | 235-251 |
Religiosidade e educação na perspectiva das Ciências Sociais | |
José da Cruz Bispo de Miranda, Carlos Daniel da Silva Santos | 252-271 |
Seção Especial
Núcleo de documentação e estudos em Sociedade, Cultura e Trabalho: aspectos sobre aquisição e difusão de acervos documentais | |
Cristiana Costa da Rocha | 272-278 |
Chamada de Artigos
Estado, sociedade, culturas políticas e economia no longo século XIX | |
279 |