Sumário
Vozes, Pretérito & Devir
| Editorial | |
| 1-2 |
Dossiê Temático
| Os caminhos da história da educação no Piauí: pesquisas e textos | |
| Alcebíades Costa Alcebíades Costa Filho, Marcus Pierre de Carvalho Baptista | 03-27 |
| Caminhos de fé e solidariedade práticas religiosas e sociais da Congregação Filhas da Caridade do Sagrado Coração de Jesus, Brejo (MA), 1968-2007. | |
| José Carvalho Lima Júnior, Washington Tourinho Júnior | 28-49 |
| Notas sobre a cultura escolar do curso ginasial no Ginásio São Luiz Gonzaga, Parnaíba-PI (1939-1971) | |
| Maria Dalva Fontenele Cerqueira | 50-69 |
| A República Velha e a lógica do esquecimento nos compêndios escolares de História do Brasil (1889 – 1930) | |
| Jefferson Evanio | 70-90 |
| “O que toda a mulher deve saber”: A economia doméstica na Revista Feminina (São Paulo, 1915-1918) | |
| Amanda de Lima de Almeida, Liane Maria Bertucci | 91-107 |
| O arquivo da Escola Estadual Matta Machado: possibilidades para historiar a educação em Diamantina – Minas Gerais (1907-1926) | |
| Luan Manoel Thomé, Paula Cristina David Guimarães | 108-126 |
| Educação e Movimento Negro: a experiência da Frente Negra Brasileira | |
| Juliana Alves de Sousa, Cláudio Rodrigues de Melo | 127-143 |
Artigos
| Análise do livro didático de história: Apropriações, práticas e representações pelos discentes de Escola Estadual Didácio Silva | |
| Francisco de Assis de Sousa Nascimento, Pedro Thiago Costa Melo | 144-158 |
| Ensino de história da África e da cultura Afro-brasileira: lacunas entre leis e práticas na história da educação | |
| Francisco Moreira de Albuquerque, Fabricia Pereira Teles | 159-176 |
| Recorte, cole e crie: o ensino de história pela arte engajada dos fanzines | |
| Heitor Matos da Silva, Fábio Leonardo Castelo Branco Brito | 177-191 |
| Extensão universitária, formação de professores e ensino de História no Brasil: abordagens, legislação e desafios | |
| Edson Holanda Lima Barboza, Silviana Fernandes Mariz | 192-212 |
| Como identificar a memória organizadora em operação? O caso do teatro pernambucano | |
| Idelmar Gomes Cavalcante Júnior | 213-234 |
| A escrita da História escolar no século XIX e o papel do IHGB no ideário de construção da identidade nacional | |
| Gizeli da Conceição Lima, José Petrúcio de Farias Junior | 235-251 |
| Religiosidade e educação na perspectiva das Ciências Sociais | |
| José da Cruz Bispo de Miranda, Carlos Daniel da Silva Santos | 252-271 |
Seção Especial
| Núcleo de documentação e estudos em Sociedade, Cultura e Trabalho: aspectos sobre aquisição e difusão de acervos documentais | |
| Cristiana Costa da Rocha | 272-278 |
Chamada de Artigos
| Estado, sociedade, culturas políticas e economia no longo século XIX | |
| 279 |


